fbpx

Tendência mundial – Energia Solar Fotovoltaica

Tem crescido veementemente a adoção de energia solar fotovoltaica em todo mundo. Os países que estão a frente em sua utilização são: China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia. Mas não para por aí, pois muitos países tem investido de forma considerável em energia solar fotovoltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, em 2018, os países que mais investiram foram: China, India, EUA, Japão, Austrália, Alemanha, México, Coreia do Sul, Turquia e Holanda.

O Brasil ainda não faz parte dos países pioneiros em energia solar, mais tem mostrado grande avanço na utilização dessa fonte, já que é o país que possui um forte potencial de geração de energia solar. 

A Resolução Normativa nº 687 de novembro de 2015 foi editada com o intuito de aperfeiçoar a  Resolução Normativa nº 482 de abril de 2012 da ANELL, mediante o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, restou permitido que os consumidores gerassem sua própria energia, a mais comum tem sido a energia solar fotovoltaica. Com isso, para alavancar a geração de energia solar, a ANEEL através do BIG – Banco de Informação de Geração relatou que atualmente no Brasil, no que tange a fonte  fotovoltaica, há  89 empreendimentos cuja a construção ainda não foi iniciada,  31 empreendimentos em construção e  2475 empreendimentos em situação de operação.

Segundos estudos ofertados pela ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, percebe-se que a energia solar fotovoltaica é a nova tendência mundial, não somente no que se refere a economia, sustentabilidade, mas também vem operando no desenvolvimento social, gerando milhares de empregos.

[…] o Brasil poderá ter um incremento de mais de 672 mil novos empregos nos segmentos de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica até 2035. Até o final de 2018, a microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica gerou mais de 20 mil empregos no país, de acordo com mapeamento da ABSOLAR. A estimativa para 2019 é de que, dado o intenso interesse da sociedade na tecnologia, o segmento adicione mais de 15 mil postos de trabalho. (Absolar, 2019)

Outro fator a se considerar, e que também tem sido uma estratégia para motivação a adesão do sistema solar fotovoltaica, além da economia e preservação ambiental, a maioria dos estados brasileiros estão isentando de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, a eletricidade produzida pelos micro e minigeradores, através do Convênio ICMS 16, de 22 de abril de 2015. 

O Governo do estado de Minas Gerais já aderiu a isenção ao editar o Decreto nº47.231 de 04 de agosto de 2017. E vale ressaltar que o estado mineiro, segundo dados da ANEEL tem sido líder em geração distribuída de energia solar fotovoltaica no Brasil.

É inovador e promissor a geração de energia solar fotovoltaica, e cogita-se que esta seja a fonte elétrica número um no Brasil em 2040.

Fonte: Aneel, Absolar

Gostou? compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe um comentário